11 de maio de 2010

Como ser Influente

A revista Time neste mês colocou sua lista das 100 pessoas mais influentes da atualidade. Inclusive o presidente Lula saiu como primeiro na lista (categoria líderes).
A lista possui diversas pessoas de muitas áreas diferentes em que atuam, como líderes, heróris, artistas, pensadores, trabalhos sociais, e muitos outros. A forma como essas pessoas foram selecionadas inclui a quantidade e qualidade de suas ações em ajudar o planeta terra em vários aspectos, e muitas outras características que não vou comentar nesta matéria (porque não é o foco).

Mas neste momento não quero ressaltar as personalidades influentes, e sim quais os parâmetros e as possíveis constantes que a tornaram influente. Eu poderia citar diversos livros e autores que tentam pontuar as muitas formas de se tornar um bom líder, influente, respeitado, etc. Portanto vou pedir licença aos grandes experts no assunto para citar 4 dicas ou fatores que acarretam de forma eficaz na influência que uma pessoa exerce (ou pode exercer).
1. PURA EMPATIA
Todas os casos de pessoas que vemos com auto grau de influência são registrados com a capacidade dessa pessoa de ser empática. Elas conseguem saber como o outro se sente e, ainda por cima, compartilhar o mesmo sentimento. Isso é um talento natural de líderes, mas também pode ser adquirido e desenvolvido.
Barack Obama é um líder carismático. Ele consegue traduzir em seus discursos aquilo que o povo americano realmente sente – um dos fatores que o levou à presidência.

2. PENSAMENTO PURO
Gosto de destacar esta característica dos influentes. Todos eles são pensadores livres, quase capazes de tirar água de pedra. Eles possuem o conhecimento necessário em sua área de atuação, mas não se prendem a nenhum dogma sem conhecê-lo e a nenhum pensamento sem antes refletir.
São pessoas comprometidas com a inovação inteligente e o resultado disso tudo é consequência natural: influência poderosa. Dos vários pensadores que poderia citar, gosto de enfatizar Steve Jobs. Como fundador da Apple e principal “homem das idéias” consegue fazer com que seus usuários tenham uma experiência ímpar em seus produtos.
3. HERÓI NO MICRO E MACRO COSMO
Este talvez seja um dos mais difíceis, pois requer muito foco, competência e integridade. Nesta dica quero ressaltar o fato da pessoa influente conseguir ser herói tanto para si mesmo quanto para outras pessoas, em função de uma causa nobre.
Não consigo pensar em nome melhor do que Jesus (da Bíblia). Ele foi o verdadeiro herói – totalmente íntegro em suas atitudes, ao ponto de deixar pasmos seus seguidores e invejar seus inimigos (não porque queria, mas como consequência de Sua grande influência).
Quer ser influente? Aprenda a caminhar como herói primeiramente em sua vida – conquistando e salvando – sempre por uma causa ou através dessa causa. Depois pense nos outros como caminho natural para influenciar. Poucas são as pessoas que conseguem ser influentes sem antes ser heróis para si mesmas e para outros.
4. REDE SOCIAL VIRTUAL
O que seria isso? Considero a palavra ‘virtual’ como sendo uma ou mais pessoas que, mesmo não considerando um indivíduo influente, é influenciado por ele. Ou seja, sua rede social virtual pode ser maior do que uma rede social na qual você imagina exercer influência. O que separa o real do virtual, neste caso, é aquilo que se espera influenciar (real) e o que realmente influencia (virtual).
A sinergia é um grande exemplo disso. Quando um grupo está trabalhando em algum projeto, eles prospectam um resultado imaginário, mas muitas vezes, se este grupo trabalhar com sinergia, o resultado alcançado pode ser maior do que o esperado, tendo influencia em mais pessoas do que o esperado (rede social virtual).

Condoleezza Rice é um ótimo exemplo de pessoa que tem uma rede social virtual muito grande. Até mesmo as pessoas que a odeiam são influenciadas por ela.

CONCLUSÃO
É impossível (sem medo de usar esta palavra) saber a quantidade de pessoas que influenciamos em nossa vida. Mas podemos ver um padrão naquelas pessoas que atingem um grau de influência superior a média comum. Alguns destes padrões você pôde ler acima.
No entanto existem variáveis que fazem com que cada pessoa influencie melhor os outros no meio em que vive, sua comunidade, etc. Portanto adapte cada dica