19 de maio de 2010

Administração de Mauá

Eu posso dizer que Mauá hoje é uma cidade que tem buscado na administração do Prefeito Oswaldo Dias, se preocupar com o desenvolvimento sustentável. 
Não aquele do jargão, mas um desenvolvimento sustentável que tem a ver com inclusão social. A gente não consegue crescer sem que as pessoas possam viver bem com esse crescimento. Então, hoje a cidade é considerada amais dinâmica da Região do ABCD por conta da vinda do Rodoanel e da Jacu-Pêssego.
É o município que gerou mais empregos em dois anos e conseguiu atrair, em menos de dois anos, novas micro e pequenas empresas. Isso acontece especialmente por conta de uma credibilidade que a cidade conquistou, por causa do trabalho com a participação social. Houve maior atração de novos investidores, ao mesmo tempo em que toda população participava de decisões do município pelo Orçamento Participativo. Neste último ano, isso fez com que a cidade crescesse em termos de desenvolvimento econômico e social.
Um exemplo é o Bolsa Família que foi dinamizado e trouxe enormes benefícios às família carente. Hoje, o dinheiro do Bolsa Família injeta na economia local mais dinheiro por mês. Isso facilita para os micros e pequenos empresários se manterem abertos, pois as famílias que não tinham dinheiro para fazer compras no mercadinho da esquina, agora tem. Há também uma rede de segurança alimentar que, apoiada pelo Governo Federal, faz com que se resolva 3 problemas ao mesmo tempo :  a fome, a geração de emprego e a qualificação profissional.
Com isso, a administração cria um processo que pode parecer pequeno, mas a repercussão disso se dá na redução da pobreza, melhor distribuição de renda e desenvolvimento econômico, associado a uma política de fiscalização ambiental, atração de empresas não poluentes e prestação de serviços.

Diniz Lopes